Orquestra Jovem Vale Música e Carmen Monarcha no “Da Paz”

A Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) se apresenta  com a cantora lírica paraense Carmen Monarcha, no dia 22 de dezembro (sábado), às 20 horas, no Theatro da Paz, com entrada franca. O evento “Volta ao Mundo da Música” é produzido pelo Grupo RBA e faz parte do projeto Vale Música In Concert,apoiado pela Vale.

A OJVM integra o Programa Vale Música, que é realizado pela Fundação Amazônica de Música (FAM) com patrocínio da Vale e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A retirada dos ingressos poderá ser feita a partir das 9 horas do dia 22/12, na bilheteria do Theatro da Paz, enquanto tiver ingressos disponíveis ou pelo site www.ticketfacil.com.br (com taxa de conveniência do site a R$ 2 por ingresso). Maiores informações: 4009-8758.

Repertório – A Orquestra Jovem Vale Música interpretará os trechos da Ópera Carmem de Georges Bizet: Abertura, Seguidille e Habanera; a Abertura da Ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de G. Rossini; O Mio Babbino Caro da Ópera “Gianni Schichi”, de G. Puccini; Vozes da Primavera, de J. Strauss; Batuque, de O. L. Fernandez e Floresta do Amazonas e o Epílogo, de H. Villa Lobos.    

“As composições escolhidas são muito especiais, as óperas são brilhantes. O grande ápice deste repertório, será quando tocarmos os compositores brasileiros, mais especificamente os paraenses. Esse momento será de grandiosidade orquestral e proeza vocal, com a participação de Carmen”, adianta o maestro da OJVM, Miguel Campos Neto.

A Orquestra Jovem Vale Música já se apresentou junto com a cantora Carmem Monarcha (solista da Orquestra do maestro André Rieu), nas cidades de São Paulo e Campos do Jordão, na 49ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos festivais de músicas mais importantes da América Latina.

Sobre os jovens da OJVM, a cantora afirma, “Fiquei muito orgulhosa de ver que o trabalho realizado com eles é muito sério e como já, em tão pouca idade, apresentam um som tão maduro. Apresentar-me com eles novamente, agora no seio musical de Belém, vai ser uma alegria e emoção muito grande”.

OJVM – Integrando Música, programa criado em 2004, a Orquestra Jovem Vale Música nasceu em janeiro de 2010, tem em sua formação 70 alunos, com idades entre 12 e 23 anos, todos provenientes da rede pública de ensino de Belém e região metropolitana. Seu Regente é o Maestro Miguel Campos Neto. O repertório da Orquestra inclui peças eruditas e populares, dando ênfase ao caráter didático musical. A Orquestra já se apresentou em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal.

Vários músicos oriundos do projeto já se profissionalizaram e compõem hoje o quadro da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, evidenciando o celeiro de talentos que o Programa se tornou, enriquecendo assim o mercado da música erudita. Miguel Campos Neto, que rege a OJVM desde a sua criação, fala sobre as os jovens que lidera.  “A primeira característica que permeia esse grupo, é o talento. São pessoas extremamente esforçadas, perseverantes, estudiosas e cheias de energia. Eu espero que eles tenham no futuro, o mesmo que eu, ou seja, suas vidas repletas de música e, que se realizem como profissionais”, diz Campos Neto.

“Sempre estão entrando novos jovens, que saem da Orquestra para atingir outros objetivos. Alguns tornam-se músicos profissionais e integram outras orquestras, alguns estudam música em universidades do Brasil e até mesmo em outros países e, outros que não seguiram na área da música, mas que absorveram todo o conhecimento artístico e os princípios e valores éticos que também são ensinados no Vale Música, que lhes ajudaram nas profissões que escolheram”, completa o maestro.

Carmem – Soprano paraense de personalidade artística marcante, a cantora lírica iniciou seus estudos no conservatório Carlos Gomes em Belém-PA e formou-se em Solo Singing Performance no Conservatorium van Hogeschool Maastricht, na Holanda. Carmen perfeiçoou-se posteriormente na Alemanha e Áustria.

Durante sua carreira ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, dentre eles o primeiro lugar no concurso internacional de canto lírico Bidu Sayão. Tem participação ativa nos principais festivais de ópera e de música clássica do Brasil e ficou conhecida pelo grande público como uma das solistas do regente André Rieu & Johann Strauss Orchestra em suas turnês por mais de 50 países.  

Carmen conta sobre sua expectativa para a noite da apresentação com os jovens da OJVM. “ A música é uma arte viva e orgânica! Ter essa formação de novos músicos em Belém e no Brasil é fundamental para a nossa evolução cultural, por isso espero contar com a presença de todos para prestigiar essa noite linda de música, ao lado da Orquestra, que promete fazer uma apresentação mágica e comovente”, diz a cantora.

Miguel – O maestro da OJVM, Miguel Campos Neto é um paraense notável no cenário da música nacional e internacional pela sua experiência como regente. Neste ano, ele se apresentou em turnê nacional e internacional que incluiu concertos nos EUA e Hungria.

Diplomado em regência pela Mannes College of Music de Nova York, Campos Neto é regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (UFPA), da Orquestra Jovem Vale Música e da Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca (Santarém). 

Como convidado, ele já regeu orquestras nacionais e internacionais como: Orquestra Sinfônica de Puerto Rico, Orquestra Sinfônica de Mulhouse (França) Savaria Symphony (Hungria), Os Solistas de Câmara da Universidade de Missouri (EUA), e as orquestras de Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Amazonas, Theatro São Pedro (SP), Teatro Nacional (Brasília), Heliópolis (SP), Experimental de Repertório (SP), Municipal de Campinas e Sinfônica da UNICAMP.

Maiores informações: 3347-0505

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s